Jaqueline Silveira

Não se fala de outra coisa

Não se fala de outra coisa

Com a confirmação de que Santa Maria não perderá o 2º turno, já que não terá a biometria obrigatória, o que poderia reduzir o eleitorado, o MDB se reúne no dia 15 de maio. O encontro, no plenarinho da Câmara de Vereadores, tem como tema principal a eleição de 2024. Embora, a convocação chame para “assuntos gerais”. Mas como disse um emedebista experiente e bem situado no meio político, a partir de agora, “a pauta é esta em todas as reuniões de todos os partidos”.

A confirmação da possibilidade de 2º turno na cidade empolgou mais o MDB a lançar candidatura própria. E o nome da vez é do deputado licenciado Beto Fantinel, secretário estadual de Assistência Social. Em entrevista à CDN, ele afirmou que, antes do nome, o partido precisar elaborar um projeto para apresentar à comunidade e conversar com outras siglas para construir uma candidatura competitiva.

Mas, hoje com domicílio eleitoral na Boca do Monte, Fantinel é a ficha número do MDB, que quer torná-lo mais conhecido da comunidade santa-mariense e o horário eleitoral gratuito é uma grande vitrine. O deputado só precisará deixar a secretaria em março do ano que vem e voltar para Assembleia para concorrer a prefeito.

O vereador Tubias Callil também tem o desejo de concorrer ao Executivo em 2024, mas, ao contrário de Beto Fantinel, o ambiente dentro da sigla não é propício para ele. Os bastidores, aliás, apontam que não há mais clima para o vereador permanecer no MDB, principalmente depois que ele apoiou Jair Bolsonaro (PL) à Presidência e Onyx Lorenzoni (PL), ao governo do Estado, mesmo com o partido ter indicado Gabriel Souza de vice na chapa de Eduardo Leite (PSDB). 

Posições dele no Legislativo também não agradam à grande parte do MDB santa-mariense – Tubias, inclusive, está isolado na Câmara, já que os outros dois vereadores, Adelar Vargas, Bolinha, e Rudys Rodrigues, estão na base do governo Jorge Pozzobom (PSDB).

Janela

É possível que, em março do ano que vem, Tubias troque o MDB por outra sigla que possa lhe alçar candidato a prefeito. Hoje, a sigla em Santa Maria é comandada pelo ex-vereador Francisco Harrisson, Dr. Francisco, aliado do vice-governador Gabriel Souza e de Fantinel, nomes com muita influência nos rumos da legenda por essas bandas. Convites a Tubias não faltarão, principalmente, da direita, restar saber se o partido terá estrutura para viabilizar candidatura própria.

Ainda sem partido

Ex-candidato a prefeito pelo Republicanos nas eleições de 2020, o pastor e empresário Jader Maretoli ainda definiu sua nova sigla. 

No dia 1º de maio, ele participou da Marcha para Jesus e afirmou que recebeu convite de duas legendas, mais não escolheu o partido. Jader, que admitiu concorrer novamente a prefeito, já passou por Solidariedade, PTB, Republicanos, antigo PSL e PSC.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Após ficar inelegível por oito anos, Farret está livre para se filiar e até concorrer a cargos políticos Anterior

Após ficar inelegível por oito anos, Farret está livre para se filiar e até concorrer a cargos políticos

Em primeira visita à cidade, Pimenta participa de inauguração e se reúne com empresários Próximo

Em primeira visita à cidade, Pimenta participa de inauguração e se reúne com empresários

Jaqueline Silveira